Foto: Vinicius Becker (Diário)
Depois de uma sexta-feira ensolarada e de tempo firme em praticamente todo o Estado, o fim de semana será de virada no tempo no Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da Baroclima Meteorologia, esta sexta (10) segue com sol, calor e temperaturas agradáveis, com mínima de 16 °C e máxima de 28 °C em Santa Maria, mas a estabilidade dura pouco.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A partir do final do sábado (11), o cenário muda de forma significativa. Uma ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina, deve provocar condições de tempo severo, com vendavais que podem chegar a 100 km/h, granizo, muitas descargas elétricas e chuva forte localizada. O alerta é considerado vermelho, com alto risco para tempestades intensas, especialmente no Oeste, Missões e parte do Centro do Estado, incluindo Santiago, São Vicente, Mata, Jaguari e Santa Maria.
O domingo (12) será chuvoso e de instabilidade persistente, com períodos de forte intensidade e possibilidade de novos temporais. Na segunda-feira (13), o tempo ainda começa um pouco úmido, mas a tendência é de melhora gradual. Entre terça e quinta-feira da próxima semana, o tempo volta a ficar seco e firme, antes do retorno da instabilidade na sexta (17).
Verardo reforça que o maior alerta é para o período entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, quando o risco de tempestades severas é mais alto.
Confira as mínimas e máximas:
